Carro Extensão da Casa | CPEM

Carro Extensão da Casa

  Home  
  Nosso Trabalho  
  Currículo  
  Livros Publicados  
  Medo Andar de Avião  
  Medo de Dirigir  
  Medos e Fobias  
  Síndrome do Pânico  
  Carro Extensão da Casa  
  Imprensa  
  Estudos Científicos  
  Links Úteis  
  Contato  
     
     
     
     
     

Constatamos na pesquisa “O uso do carro como extensão da casa e os conflitos no trânsito“, que cômodos da casa são levados para dentro do carro:

• Copa/ Cozinha/ Despensa
Já viu alguém comprar sua refeição num drive-thru e almoçar dentro do carro, transformando-o em copa e cozinha?

Pode ser que você não chegue a tanto, mas provavelmente mantém aquele estratégico pacotinho de bolachas no porta-luvas, ou talvez uma barra de cereais, quem sabe umas balinhas no console, ou então uma garrafinha de água na porta do motorista? Quando a fome e a sede apertam, basta esticar o braço e “atacar a despensa”.

• Escritório
Nos engarrafamentos, é comum vermos um profissional telefonar, anotar coisas, manusear documentos, calculadora…

A mesma coisa percebemos, às vezes, em parques ou guias de estacionamento. Os carros se tornam verdadeiros escritórios ambulantes.

Tem gente que fecha negócios em pleno congestionamento. Aproveita o interminável pára-anda-pára para consultar relatórios e documentos esparramados no banco do passageiro, fazer contas, verificar dados num laptop ou palmtop, enquanto negocia pelo celular. É sempre bom lembrar que o uso destes aparelhos eletrônicos pelo motorista deve ser realizado apenas com o carro parado.

• Quarto
Quem caminha no centro de uma cidade lá pela uma da tarde pode ver, aqui e ali, um motorista que entra no carro depois do almoço, reclina o banco, liga o som numa música agradável e tira sua soneca, ou apenas curte um momento de descanso com as janelas escancaradas ou apenas entreabertas, dependendo do frio e do perigo. Assim, o carro se transforma em quarto, até o momento de retornar ao trabalho.

• Sala de Estar
Este ambiente é bastante usado tanto pelos jovens quanto pelas famílias. Embora cada um tenha seu carro, preferem sair num único carro para conversar.

Quem enche o carro de amigos para sair à noite transforma-o em sala de estar e, com isso, torna o trajeto muito mais interessante. O bate-papo corre animado.

• Banheiro/toucador
Quando a mulher retoca a maquiagem ou a mãe troca a fralda de seu bebê. O homem ajeita o cabelo.

• Sala de som
Com a falta de tempo, para ouvir uma boa música em casa, os melhores CDs são levados para o carro. Quem não gosta de dirigir ouvindo suas músicas favoritas? Elas nos ajudam a manter a calma e aproveitar melhor o trajeto ou, pelo menos, ficarmos melhor ao estarmos num congestionamento. Há quem prefira ouvir o rádio para se manter atualizado com as notícias.

Comportamento Humano no Trânsito:

Estudos, pesquisas e o livro “Seu Carro – Sua Casa Sobre Rodas – Que tipo de motorista você é?” tem como objetivo levar a pessoa a ter consciência que ao sair da sua casa e entrar no seu carro que é um espaço privado (carro-casa) vai se comportando como se estivesse em casa, num espaço público (o trânsito). E isto poderá ser um fator de conflito.

Precisamos despertar em cada um de nós que o trânsito é um espaço único. Em outras situações as pessoas se reúnem por afinidade, como: escola, campo de futebol, religião. No trânsito não.

É com certeza um dos espaços mais democráticos: nele convivem o rico e o pobre, o letrado e o analfabeto, o religioso e o ateu, a criança, o jovem e o adulto.

Apesar dos problemas, é intensa a vida que corre ali. É bastante interessante pensarmos que na linguagem muda das placas, dos sinais e das setas dizemos ao outro, da nossa intenção.

Coisas simples e importantes também acontecem no trânsito. Enquanto dormimos, o feirante é um dos primeiros a passar por ali, com os alimentos que mais tarde estarão nas nossas mesas . Assim também o médico,o motorista de ônibus,o advogado,o jornalista,o mecânico,o professor,o padeiro… para o exercício de suas atividades . Por isso a necessidade de estarmos conscientes que este espaço é coletivo.

Matérias publicadas

Rua Voluntários da Pátria, 301 – 1º andar – Conj. 11
Edifício Palais D’Avignon – Próximo ao Palácio Avenida | Centro – Curitiba/PR
Fone: (41)3225-1689