CPEM Menopausa | CPEM

Menopausa

  Home  
  Nosso Trabalho  
  Currículo  
  Livros Publicados  
  Medo Andar de Avião  
  Medo de Dirigir  
  Medos e Fobias  
  Síndrome do Pânico  
  Carro Extensão da Casa  
  Imprensa - Últ. Notícias  
  Estudos Científicos  
  Links Úteis  
  Contato  
     
     
     
     
     

Menopausa

O Centro de Psicologia Especializado em Medos (CPEM) realizará, a partir de 05 de Agosto de 2008, encontros terapêuticos com o tema Menopausa- rumo a uma nova fase.

O objetivo é colaborar para que as mulheres superem essa nova etapa onde as alterações hormonais desencadeiam uma série de sintomas físicos como insônia, suores repentinos, ondas de calor, entre outros, além das angústias e medos em relação ao envelhecer, deixar de ser feminina e atraente.

De acordo com a psicóloga Neuza Corassa, idealizadora do CPEM, o centro atende em sua maioria a mulheres acima de 35 anos que procuram ajuda para vencer o medo de dirigir e foi acontecendo uma escuta em relação à outra situação que as incomoda muito, a angústia da menopausa. “Hoje a mulher aparenta ou se sente com uma década a menos de sua idade cronológica e de repente se vê tomada pelos sinais da natureza, por isso o grande conflito. As angústias aparecem em relação ao desconhecido para elas, por outro lado existe um registro, uma espécie de arquivo em relação as suas mães, tias ou avós, quando a menopausa representava uma espécie de fim da linha”, analisa.

Neuza ressalta ainda o fato de que muitas mulheres não podem ou não querem a reposição hormonal, e que ao ter a libido diminuída não são compreendidas pelo companheiro, que interpreta como perda de interesse por ele.

As mulheres que hoje estão na faixa etária dos 40, 50 anos fazem parte de uma geração que passou por grandes transformações. Deixou de se dedicar totalmente à família para assumir um papel provedor, com dupla e até tripla jornada de trabalho. Assumiu uma postura mais competitiva e agora retoma para um equilíbrio entre esses dois extremos. Atualmente a mulher está voltando a dar importância para a sua intuição e sensibilidade, sem deixar de se beneficiar com avanços da ciência em relação ao corpo, com cuidados salientados também em relação ao desconforto físico e emocional causado pela menopausa. Antes os problemas relativos ao universo feminino ficavam apenas na discussão familiar e o mal estar da menopausa chegava apenas aos consultórios médicos. Hoje temos liberdade para analisar esse tema globalmente, e de maneira multidisciplinar, desta forma as mulheres têm boas chances de viver bem essa nova fase, trabalhando esses conflitos. Os encontros terapêuticos terão a participação da Psicóloga Neuza Corassa, da médica Graça Maria Ferreira de Souza e da bióloga Norma Giambarresi Ganho.

 

 
 

Encontros Terapêuticos: Menopausa – rumo a uma nova fase

O Grupo terapêutico abre um espaço para as mulheres compartilharem suas angústias, medos e sentimentos sobre esta etapa da vida. Serão tratadas questões como: sexualidade, feminilidade, auto-estima, fisiologia e comportamentos da mulher nesta nova fase. Abordaremos as possibilidades para viver bem este novo momento, física e psicologicamente. O trabalho será realizado seguindo a abordagem Cognitivo-Comportamental.

 
 

 

 
 

Climatério ou perimenopausa: Período em que surgem as irregularidades menstruais e queixas vasomotoras, que antecedem a menopausa e vão até o primeiro ano seguinte a ela.

Menopausa: Cessação permanente da menstruação, resultado da perda da atividade folicular ovariana. Esta condição se estabelece uma vez que hajam transcorrido 12 meses consecutivos de amenorréia (ausência de menstruação), não devida a fatores como gravidez ou amamentação. (fonte: OMS – Série de Informes Técnicos 866)

Mulheres: O Brasil tem 86 milhões de mulheres.
Mulheres acima de 45 anos somam aproximadamente 19 milhões.
Nas brasileiras a menopausa ocorre em média aos 51 anos.

 
 

 

 
 

O que pode ser feito para aliviar alguns dos sintomas da menopausa?

  • A menopausa é um processo normal, é um período onde pode haver desconfortos, mas não é uma doença. Os sintomas são controláveis, deve-se procurar acompanhamento médico.
  • São indicadas atividade de lazer, caminhadas, leituras, jogos, conversa com os amigos, assim como atividades que reduzam o estresse, tais como dança, meditação, tai chi chuan ou yoga.
  • As refeições devem ser leves e freqüentes, prefira carne branca, principalmente peixe, as vermelhas menos gordurosas, aumente alimentos com cálcio (leite e derivados, brócolis, sardinha). Evite fumar e ingerir álcool.
 
 

Encontros TerapêuticosMenopausa – rumo a uma nova fase
Local: CPEM – Centro de Psicologia Especializado em Medos
Rua Voluntários da Pátria, 301 – 1º andar – Conj. 11

Maiores Informações:
Fone: (41) 3225-1689
www.medos.com.br
e-mail: medos@medos.com.br

Rua Voluntários da Pátria, 301 – 1º andar – Conj. 11
Edifício Palais D’Avignon – Próximo ao Palácio Avenida | Centro – Curitiba/PR
Fone: (41)3225-1689